noticia1255017661.jpg

Informe: Os trabalhos aceitos já estão disponíveis no site !

II Colóquio IESA/USP e VI Seminário Educação e Cidade:
   
II Colóquio “IESA/USP” e VI Seminário Educação e Cidade:
 
“Cidades, práticas espaciais e a Região Metropolitana de Goiânia”
 
DATA: 11, 12 e 13 de novembro de 2009.
LOCAL: IESA/UFG
 

Atenção a lista dos trabalhos aprovados para o VI Seminário Educação e Cidade:
 

Titulo do trabalho

Autores

Eixo

01

CULTURA POLÍTICA, DEMOCRACIA E SEGREGAÇÃO SOCIOTERRITORIAL EM GOIÂNIA

Adão Francisco de Oliveira

Aristides Moysés

Eguimar Felício Chaveiro

Ubiratan Francisco de Oliveira

Eixo 01: Gestão e planejamento da metrópole

02

PRAÇA UNIVERSITÁRIA: UMA ANÁLISE DOS MÚLTIPLOS TERRITÓRIOS

 

Alessandra Pereira Egêa

 

Eixo 02: Metrópole, território e cultura

03

A DINÂMICA INTRAURBANA DE GOIANIRA NO CONTEXTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA

 

Antonio Fernandes dos Anjos

 

Eixo 01: Gestão e planejamento da metrópole

04

OS MUSEUS NA METRÓPOLE: POSSIBILIDADES DE ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

 

Camila Gouveia Lopes

Karoline Gouveia Lopes

Eixo 03: Ensino de Cidade

05

CIDADE, ENSINO E VIDA COTIDIANA

Carmem Lúcia Costa

 

Eixo 03: Ensino de Cidade

06

GOIÂNIA/GOIÂNIAS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E IDENTIDADES CONFERIDAS À CAPITAL GOIANA

 

Clarinda Aparecida da Silva

Maria Geralda de Almeida

 

Eixo 02: Metrópole, território e cultura

07

ENSINO DE GEOGRAFIA: A IMPORTÂNCIA DO LUGAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Cláudia Lúcia da Costa

Rosselvelt José dos Santos

Eixo 03: Ensino de Cidade

08

A CIDADE DE ABADIÂNIA E A SEGREGAÇÃO  TERRITORIAL: IDENTIDADE E TERRITORIALIDADE

Valkiria Roberta de Oliveira,

 

Cleytton José da Silva,

 

Eixo 02: Metrópole, território e cultura

09

USO DA MAQUETE NO ENSINO DA CIDADE

Cristiano Martins da Silva

 

Eixo 03: Ensino de Cidade

10

VIOLÊNCIA NA ESCOLA E TRAJETÓRIAS ESPACIAIS DO ALUNO NA METRÓPOLE – GOIÂNIA – GO.

Daniele Pereira do Couto Gama

 

Eixo 03: Ensino de Cidade

11

NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA:

A INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE AUXILIO EM SALA DE AULA

 

Daniele Pereira do Couto Gama

 

Eixo 03: Ensino de Cidade

12

  SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A ABORDAGEM DA TEMÁTICA “TRABALHO” PELOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM A EXPECTATIVA DOS ALUNOS.

 

Danielle Fernanda Morais

Revalino Freitas

 

 

 

Eixo 03: Ensino de Cidade

13

ENUNCIANDO TRAJETÓRIAS: ITINERÁRIOS NEGROS EM ESPAÇO URBANO

STATING TRAJECTORIES: ROUTES BLACKS IN THE URBAN SPACE

 

 

Diogo Marçal Cirqueira

George da Cunha Furtado

 

Eixo 02: Metrópole, território e cultura

14

O USO DO SOLO NA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO RIBEIRÃO ANICUNS

 

CÂNDIDO, Erivelton Campos

SANTOS, Pedro Henrique Pio dos

 

Eixo 01: Gestão e planejamento da metrópole

15

ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER EM GOIÂNIA: O PARQUE FLAMBOYANT, SEUS USOS E RESTRIÇÕES

 

Flávia Maria de Assis Paula

Wendel da Silva Matos

Pedro Henrique Pio Santos

 

Eixo 01: Gestão e planejamento da metrópole

16

A DANÇA COMO EXPRESSÃO DA CORPOREIDADE PARA DEFICIENTES VISUAIS

 

 

Helbia Samara M. de C. Rodrigues

Thalyta Lopes Rego

Fellipe Dutra C. do Carmo

Eguimar Chaveiro Felício

 

Eixo 02: Metrópole, território e cultura

17

PRÁTICAS SÓCIO-ESPACIAIS COMO CATEGORIA DE ANÁLISE: OS IDOSOS E SUA RELAÇÃO COM A CIDADE DE GOIÂNIA

 

 Hellen Cristina dos Santos Manoel Calaça

 

Eixo 02: Metrópole, território e cultura

18

UM ESTUDO PRELIMINAR DO PROCESSO DE DESCENTRALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS, NO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS (GO)

 

Janes Socorro da Luz

Zuzy dos Reis Pereira

 

 

Eixo 01: Gestão e planejamento da metrópole

19

O CONCEITO DE AMBIENTE NA GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE GOIÂNIA-GO

 

Jocelane Batista Rabelo

 

 

 

Eixo 03: Ensino de Cidade

20

PARQUES URBANOS E QUALIDADE DE VIDA: ESTUDO DA RELAÇÃO DOS VISITANTES COM AS ÁREAS VERDES DE GOIÂNIA

 

 

Jorgeanny de Fátima Rodrigues Moreira

Clarinda Aparecida da Silva

 

Eixo 02: Metrópole, território e cultura

21

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA: A INTEGRAÇÃO, A FRAGMENTAÇÃO E A POLARIZAÇÃO

 

 

 

José Vandério Cirqueira PINTO

Tadeu Pereira Alencar ARRAIS

 

 

Eixo 01: Gestão e planejamento da metrópole

22

NOTAS SOBRE A ESPACIALIZAÇÃO DAS INUNDAÇÕES EM GOIÂNIA

 

Kesia Rodrigues dos Santos 

Patrícia de Araújo Romão

Eixo 01: Gestão e planejamento da metrópole

23

O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

 

Marcel Bordin Galvão Dias;

Heitor Silva Sabota

 

Eixo 03: Ensino de Cidade

24

TURISMO E DESENVOLVIMENTO SOCIOESPACIAL:

A DINÂMICA DO TURISMO DE COMPRAS NAS AVENIDAS BERNARDO SAYÃO (ST. FAMA), 85 (ST. MARISTA) E ALBERTO MIGUEL (ST. CAMPINAS) E O SEU IMPACTO NA CIDADE DE GOIÂNIA

 

Mariana Inocêncio Oliveira Melo

Gisélia Lima Carvalho

 

 

Eixo 02: Metrópole, território e cultura

25

LICITAÇÃO, REESTRUTURAÇÃO OPERACIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS DO SISTEMA INTEGRADO DE TRANSPORTE DA REGIÃO METROPOLITANA DE TRANSPORTE COLETIVO (SIT-RMTC) DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA.

 

Michelly Goiás Pagotto

Eixo 01: Gestão e planejamento da metrópole

26

AS REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO URBANO: A PRAÇA UNIVERSITÁRIA SOB UMA PERSPECTIVA CULTURAL

 

Muryel  Moraes Arantes

Eguimar Felício Chaveiro

 

Eixo 02: Metrópole, território e cultura

27

CIDADE E CULTURA: UMA ANÁLISE SÓCIO-ESPACIAL DAS CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA.

 

Nelton Moreira Sousa

Rosiane Dias Mota

 

Eixo 02: Metrópole, território e cultura

28

EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA PARA A VIDA CIDADÃ COTIDIANA: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CIDADANIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA.

 

Nielson de Souza Verdinelli Bolsonaro

Lana de Souza Cavalcanti

 

Eixo 03: Ensino de Cidade

29

A CONSTRUÇÃO DA CORPOREIDADE DO ADOLESCENTE NA METRÓPOLE GOIANIENSE – UMA INVESTIGAÇÃO DO ESPAÇO E DAS PRÁTICAS CULTURAIS JUNTO A ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DA REGIÃO NOROESTE DE GOIÂNIA

 

Orley Olavo Filemon,

Eixo 03: Ensino de Cidade

30

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL NO MICRO-BACIA HIDROGRÁFICA, DO CÓRREGO SAMAMBAIA, GOIÂNIA-GO.

 

Paulo Henrique Gonçalves Marques

 Carlos Eduardo Ramos de Sant’Ana

 

Eixo 01: Gestão e planejamento da metrópole

31

SEGREGAÇÃO E TERRITORIALIZAÇÃO DO BAIRRO JUNDIAÍ NA CIDADE DE ANÁPOLIS – GO: ESTUDO DOS EMPREENDIMENTOS VERTICAIS

Pedro Henrique Pio dos Santos

Daisy Luzia N. S. Caetano

Flávia Maria de Assis Paula

Priscilla Régia de Castro Pereira

 

Eixo 01: Gestão e planejamento da metrópole

32

UM DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS DAS TERRITORIALIDADES DO CAPITAL NO ESPAÇO URBANO E RURAL DO MUNICÍPIO DE INHUMAS/GO DE 1998 A 2008

 

Celene Cunha Monteiro Antunes Barreira

Renato Araújo Teixeira

Emival da Cunha Ribeiro                                                                                 Natália Melo Silva

 

Eixo 01: Gestão e planejamento da metrópole

33

O ENSINO DE CIDADE NA MATRIZ CURRICULAR DE GOIÂNIA E REGIÃO METROPOLITANA

 

Reuvia de Oliveira

Lana de Souza Cavalcanti

 

Eixo 03: Ensino de Cidade

34

MIGRAÇÃO, REDES SOCIAIS E LUGARES: A (RE)SIGNIFICAÇÃO SOCIAL E ESPACIAL DOS MIGRANTES MARANHENSES NATURAIS DE COLINAS RESIDENTES EM GOIÂNIA - 2004 A 2009

 

Ricardo de Castro e Silva

 

Eixo 02: Metrópole, território e cultura

35

OS SABERES DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DE TERRITÓRIO E AS MÚLTIPLAS TERRITORIALIDADES DA REGIÃO SUL DE GOIÂNIA-GO

 

Rosalice Rosa Silva



Eixo 02: Metrópole, território e cultura

36

A VALORAÇÃO DOS FOLGUEDOS TRADICIONAIS EM GOIÂNIA POR MEIO DO ENCONTRO DE FOLIAS.

 

Rosiane Dias Mota

Maria Geralda de Almeida

 

 

Eixo 02: Metrópole, território e cultura

37

DICA DE FÉ EM GOIÂNIA

 

 

João Guilherme da Trindade Curado

Tereza Caroline Lôbo

Waldetes Aparecida Rezende

 

Eixo 02: Metrópole, território e cultura

38

MIGRAÇÕES KALUNGA: ASPECTOS DE UMA REALIDADE GEOGRÁFICA.

 

Thaís Alves Marinho

Jakelline Graziela Pinto

 

Eixo 02: Metrópole, território e cultura

39

TRABALHO E EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE A PARTIR DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E DOS PROCEDIMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA REDE PÚBLICA EM GOIÂNIA

 

Vanessa Alexandre de Souza,

Revalino Antonio de Freitas

 

Eixo 03: Ensino de Cidade

40

CIDADE MÉDIA E A FORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES: UMA ANÁLISE DOS SUBCENTROS E EIXOS COMERCIAIS EM ANÁPOLIS (GO)

 

Virgilio Tomas Garcia

Cristiano Santana da Silva

Eixo 01: Gestão e planejamento da metrópole

41

ÁREAS VERDES URBANAS: NOVO TIPO MERCADORIA - UMA NOVA FORMA DE PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO NA CIDADE DE GOIÂNIA

 

Wesley da Silva Belizário

Eixo 01: Gestão e planejamento da metrópole

42

METODOLOGIA DE ENSINO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: PRÁTICA DOCENTE COMO FATOR IMPRESCINDÍVEL PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS

 

 

Wesley da Silva Belizário

Eixo 03: Ensino de Cidade

43

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE A TEMÁTICA DA DEFICIÊNCIA:

O CASO DO CONJUNTO SÃO GERALDO EM GOIÂNIA – A MEDIAÇÃO DO ESPAÇO

 

Eguimar Felício Chaveiro

Wilson Lopes Mendonça Neto

Eixo 02: Metrópole, território e cultura

44

CONCEPÇÕES SOBRE CIDADE E ESPAÇO URBANO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

 

Zuzy dos Reis Pereira

Flavia Maria de Assis Paula

 

Eixo 03: Ensino de Cidade

45

A CONGADA NA CIDADE DE GOIÂNIA: PATRIMÔNIO E BELEZA

 

Adriane A. Damascena -

 

Eixo 02: Metrópole, território e cultura

46

O GOIANIENSE CONHECENDO O CENTRO DE GOIÂNIA

 

 

Rubia Nara Silva Martins

 

Eixo 02: Metrópole, território e cultura

47

AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS EM GOIÂNIA: UM ESTUDO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS

Jackelline Graziela Pinto

Maria Geralda de Almeida

Eixo 02: Metrópole, território e cultura

 
 
APRESENTAÇÃO
 
O Seminário Educação e Cidade tem sido realizado anualmente no IESA/UFG, por ocasião do aniversário de Goiânia, buscando promover a discussão e a divulgação da produção acadêmica acerca dos temas: educação geográfica, espaço urbano e cultura.
O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (LEPEG), pelo Núcleo de Pesquisa sobre Educação e Cidade (NUPEC) e por alunos do Programa de Pós-Graduação do IESA. Este evento já faz parte do calendário da UFG atraindo pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de diferentes instituições, além da UFG.
A organização do Seminário entende como pertinente sua articulação com outro evento programado para o mesmo período, conforme previsto no cronograma do Projeto de Pesquisa e intercâmbio entre as instituições UFG e USP, denominado “Cidades e Práticas Espaciais”. Essa junção foi possível pela proximidade de preocupações em torno de problemáticas sobre as práticas espaciais na metrópole, possibilitando potencializar esforços e agregar maior número de pesquisadores, de estudiosos, de pessoas interessadas na temática, além de permitir maior visibilidade aos estudos na área.
Nessa modalidade, este evento apresenta em sua programação 4 mesas redondas, 3 grupos de discussão, articulados a essas temáticas, além da Palestra de Abertura e de Encerramento.
 
A Comissão Organizadora deseja a todos(as) um ótimo encontro.
 
 
 
 
 
PROGRAMAÇÃO
 
 
Dia 11 de novembro
 
11h00 - Credenciamento
13h00 - Sessão de Abertura
13h30 - Conferência de Abertura: “Cidades e práticas espaciais”
Profa. Dra. Ana Fani Alessandri Carlos (USP/SP)
16h00 - Intervalo
16h30 - Mesa Redonda1 (Lepeg/IESA)
 
 

 

Saberes docentes e o ensino de cidade

 

Expositores: Prof. Dr. Vanilton Camilo de Souza (UCG)
Profa. Ms. Izabella Peracini Bento (UFG)
Profa. Ms. Lucineide Mendes Pires (UEG/Morrinhos)
Coordenadora: Profa. Dra. Lana de Souza Cavalcanti (UFG)
 
Dia 12 de novembro
 
08h30- Mesa Redonda 2 (Laboter/IESA)
 

 

Goiânia, dentro e aquém, além e no arredor

 

Expositores: Prof. Ms. Alexsander Batista (UFG)
Prof. Ms. Márcia Cristina Hizim Pelá (UniFan)
Doutorando Pablo Sebastian Moreira Fernandes (UFG)
Coordenador: Prof. Dr.Eguimar Felício Chaveiro (UFG)
 
10h00 - Mesa Redonda 3 (CIP Geo/IESA)
A integração da Região metropolitana de Goiânia
Expositor: Prof. Dr. Aristides Moysés (UCG)
 Ms. Gisleide da Silva Couto (UFG)
Coordenador: Prof. Dr. João Batista de Deus (UFG)
 
14h00 - Grupos de discussão :
 
Grupo de discussão I- O Estudo da Cidade e a Didática em Geografia
Profa. Dra. Sonia Maria Castellar (USP/SP)
 
Grupo de discussão II- O espaço urbano na contemporaneidade: tendências
Profa. Dra. Glória da Anunciação Alves (USP/SP)
 
 

 

Grupo de discussão III- Uma abordagem geográfica do patrimônio e da festa

 

Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz (USP/SP)
 
Dia 13 de novembro
 
08h30Mesa Redonda 4 ((Laboter/IESA)
Os territórios festivos na Região Metropolitana de Goiânia
Expositores: Prof. Dr. Sebastião Rios Corrêa Júnior (Ciências Sociais-UFG)
Doutoranda Maria Idelma Vieira D'Abadia (UFG)
Mestranda Rosiane Dias Mota (UFG)
Graduanda Jakelline Graziela Pinto (UFG)
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Geralda de Almeida
10h00- Apresentação de trabalhos (PÔSTER)
14h00 - Conferência de Encerramento
Prof. Dr. Ângelo Serpa (UFBA/BA)
 
 

 

Inscrições de trabalhos :

 

 
• Inscrições de trabalhos: 05/10/2009 até 27/10/2009.
• Os trabalhos devem estar inseridos em um dos eixos temáticos:
1)      Gestão e Planejamento da Metrópole;
2)      Metrópole, território e cultura;
3)      Ensino de Cidade.
•Enviar resumo e trabalho completo, em anexos distintos, para o e-mail: sec.iesa_usp@yahoo.com.br. Indicar no “assunto”: Resumo e trabalho completo.
Obs.: Pode-se inscrever apenas com resumo.
• Taxa de inscrição: até 21/10/09 R$20,00, após essa data R$25,00.
Depósito na Caixa Econômica Federal; Conta Poupança 3422-2;
Agência 0667; Operação 013; em nome de Karla Annyelly Teixeira de Oliveira.
• No caso de depósito bancário enviar a cópia do comprovante, em anexo, para o e-mail:
sec.iesa_usp@yahoo.com.br. Indicar no “assunto”: recibo. Ou, entregá-lo na sala do Lepeg.
• Os aceites serão divulgados no dia 26 de outubro de 2009.
 
 

 

Normas para envio dos trabalhos

 

 
Resumo (obrigatório)
 
Os resumos devem conter título, nome completo do(s) proponente(s), com sua titulação, instituição de origem e endereço de e-mail. A formatação deve obedecer as seguintes orientações: título em negrito e centralizado; identificação do proponente abaixo do título, fonte "Times New Roman"; tamanho 12; espaçamento simples. Texto do resumo na segunda linha após a identificação do(s) proponente(s) com no máximo 300 palavras, em parágrafo único, sem espaçamento no início. O resumo deverá conter palavras-chave (no máximo quatro). Encaminhar os textos já revisados.
 
Trabalho completo (opcional)
 
Os trabalhos poderão ser apresentados, também, sob a forma de trabalho completo, contendo de oito a doze páginas. Os trabalhos completos deverão conter título, nome completo do(s) proponente(s), com sua titulação, instituição de origem e endereço de e-mail, introdução, método (metodologia), resultados e discussões, conclusões e referências bibliográficas, de acordo com as normas da ABNT. Os trabalhos deverão ser entregues já revisados.
 
Apresentação em pôster
 
O pôster deverá ter as dimensões de 90 centímetros até 1 metro de largura e de 1 metro até 1,20 metros de altura. O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas que permita leitura à cerca de dois metros de distância. Abaixo do título deverão aparecer: nome dos autores, unidade acadêmica e endereço eletrônico.
Os pôsteres serão afixados em área previamente definida. O autor, obrigatoriamente, deverá estar à disposição para esclarecimentos ao público no horário estabelecido. A montagem dos pôsteres deverá ocorrer 40 minutos antes do início da sessão. Os trabalhos serão distribuídos de acordo com o eixo temático.

 

Fonte: LEPEG/UFG