Metodologia - Nós Propomos! Goiás

Na metodologia central do "Nós Propomos” (que é partilhada internacionalmente, com origem na Universidade de Lisboa), os  alunos da educação básica,  em diferentes níveis e modalidades de ensino, sob a orientação de seus professores e de docentes da universidade desenvolvem um projeto de investigação, no qual elegem  um problema local, analisam suas causas, com base no conhecimento sistematizado e no trabalho de campo, e, por fim, propõem soluções para o mesmo.

No projeto Nós Propomos! Goiás, os alunos são orientados a desenvolverem projetos de investigação baseados na análise e resolução de problemas locais, conforme a seguinte estrutura: a) problematização da realidade; b) identificação de problemas locais; c) pesquisa bibliográfica e documental em diferentes fontes; d) realização de trabalho de campo; e) proposição de possíveis soluções; f) sistematização do percurso metodológico e dos resultados em trabalho final; g) apresentação do trabalho no Seminário do Projeto Nós Propomos! na UFG em Goiânia-GO.

Durante todo o período de execução é feito o acompanhamento periódico, por membros da equipe da universidade, das ações realizadas na escola. Esse processo é registrado com base em um roteiro de acompanhamento da escola e considera as percepções dos professores sobre análise geográfica e cidadã em relação à realidade local. Tais percepções são coletadas, por meio de um instrumento de reflexão escrita, antes do início das atividades e ao final do projeto.

Ao final da realização do projeto, em cada ano letivo, é promovido um grupo de discussão com os professores para fazer avaliação da implementação do projeto na escola, com destaque para as potencialidades e fragilidades do mesmo, bem como para analisar os desafios do ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental.

Percurso Didático para aplicação do Nós Propomos! Goiás

Clique aqui para baixar o livreto com orientações para o desenvolvimento do Nós Propomos! Goiás nas escolas.

A síntese do percurso pode ser observada na imagem abaixo:

Síntese do percurso didático do Nós Propomos! Goiás