Vanilton_2013

Vanilton Camilo de Souza

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Geografia Humana pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Graduando em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Professor Adjunto do IESA/UFG na área de Ensino de Geografia e integra a Pós-Graduação na mesma área. Desenvolve pesquisas sobre os processos mediadores no ensino de Geografia; sobre a produção de material didático para a Geografia Escolar; sobre a formação incial e continuada de docentes em Geografia. Possui publicações na área de estudo e pesquisa. 

Maiores Informações em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4730292Z6

Projetos orientados e realizados em 2013:

Projetos que participa ou coordena:

1 – Formar Professores de Geografia para atuar na educação cidadã: vice coordenação

2 – Desafios da Formação Continua do Professor de Geografia: Acompanhamento da Utilização de Materiais Didáticos Sobre a Região Metropolitana de Goiânia: coordenador

3 – Estrategias de Formacion del Profesorado para Educar en la Participacion Ciudadana: Integrante

4 – As metodologias mediadoras no processo de aprendizagem em Geografia: individual

5 – A formação do Professor de Geografia 10 anos após as DCNs - integrante

 

Projetos atuais que coordena:

2012 

POTENCIALIDADES DO USO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS COM O USO DE FASCÍCULOS DIDÁTICOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIANIA/GO

Descrição: É recorrente tanto no ensino superior quanto nas unidades escolares o debate sobre o distanciamento entre essas duas esferas do conhecimento. No centro dessa discussão situam-se os questionamentos sobre o alcance das pesquisas desenvolvidas na educação superior soma-se a isso o fato de que algumas delas, já ultrapassadas na academia, ainda se constituem no eixo para o encaminhamento da construção do conhecimento na educação básica. No intuito de aproximar essas duas instituições, e assim favorecer a construção do conhecimento em bases teórico-metodológicas sólidas, desde 2004 temos participado de pesquisas no IESA/UFG que visam essa aproximação a partir da constituição e consolidação da Rede de Ensino em Educação e Cidade - REPEC. Num primeiro momento, essas pesquisas focaram a produção de material didático para a educação básica tendo como referência a realidade local da Região Metropolitana de Goiânia, sob a justificativa de que a produção acadêmica realizada na universidade não tem chegado à escola, por um lado em virtude da pequena ou inexistente divulgação da produção e, por outro, da linguagem utilizada ou dos objetivos pretendidos com o desenvolvimento dessas pesquisas. Mediante parceria entre docentes da UFG e da Rede Municipal de Educação de Goiânia, entre os anos de 2004 e 2010, foram elaborados quatro fascículos didáticos destinados a auxiliar o trabalho do professor de Geografia no Ensino Fundamental: Cartografia da Região Metropolitana de Goiânia; Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Goiânia; Espaço Urbano da Região Metropolitana de Goiânia e Violência Urbana na Região Metropolitana de Goiânia. Estão em fase de elaboração mais dois fascículos didáticos: Dinâmicas populacionais na Região Metropolitana de Goiânia e Clima na Região Metropolitana de Goiânia. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

2012 

FORMAR PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO CIDADÃ

Descrição: O conceito de cidadania na atualidade é, sem dúvida, muito presente nos contextos dos sistemas sociopolíticos e educativos em diferentes países. Nesses diferentes contextos, postula-se grandes desafios para a efetivação de práticas cidadãs tendo a escola e os projetos educativos como dimensão importante na sua superação. Assim, a formação de professores capazes de promover um ensino para a formação cidadã, tendo a Geografia como conteúdos mediadores, é um dos aspectos centrais dessa proposta. Quando se fala de cidadania, há de se ter em mente qual a noção de cidadania que se postula. Diversos estudos sobre o assunto na atualidade apontam para a forte marca da ideia de cidadania construída sob os auspícios da sociedade moderna, especificamente com o advento da independência dos EUA e da Revolução Francesa. É uma ideia de cidadania vinculada à perspectiva de participação política extremamente difundida por esses dois eventos políticos da era moderna. Dessa forma, cidadania passa a ser compreendida essencialmente como a participação política do indivíduo nos pleitos eleitorais. Se no plano político o voto tem representado uma concretização dessa noção de cidadania, no plano da consciência política, das condições sociais de sobrevivência, do respeito à diversidade cultural, dos processos de aquisição do saber etc., o referido termo expressa a realidade de uma significativa parcela da população, principalmente a dos países mais pobres do mundo (SANTOS, 2007). Em função disso, outras perspectivas de cidadania têm sido reconhecidas nos últimos tempos, tendo em vista as intensas reivindicações de inclusão social, de respeito à diversidade e de direitos mais amplos para melhores condições de vida e de sobrevivência. Trata-se de uma noção de cidadania que exercita o direito a ter direitos, aquela que cria direitos, no cotidiano, na prática da vida coletiva e pública (CAVALCANTI, 2001, p. 20).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Vanilton Camilo de Souza / Lana de Souza Cavalcanti - Coordenador.

Related Url: /p/6141-vanilton-camilo-de-souza