denis_2013

Denis Richter

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí (1999), mestrado (2004) e doutorado (2010) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (2004), Campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente é professor no curso de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), participa do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (LEPEG), é Vice-Coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cartografia para Escolares (GECE), em Goiânia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: didática da geografia, cartografia para escolares e formação de professores. (Texto informado pelo autor)

Maiores Informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4765352E0

Projetos orientados e realizados em 2013:

Projetos que participa ou coordena:

Graduação/TCC

- Aluno: Daniel Lopes Reis

- Tema: O uso de aplicativos para smartphone e tablets para o ensino de Geografia.

Graduação/TCC

- Aluno: Athos Trindade

- Tema: O ensino de Cartografia no ensino médio: desafios e possibilidades

Graduação/PROLICEN

- Aluna: Alyne Rodrigues Cândido Lopes

- Tema: Mapas mentais no ensino de Geografia: articulações entre conteúdos, conceitos e saberes

- Aluno: Marcos Lopes Piter

- Tema: Mapas mentais e o ensino de Geografia: desafios para leituras cotidianas de um mundo global

- Andamento: em andamento

Projetos atuais que coordena atualmente:

2012

Descrição: A Geografia é uma ciência que se ocupa por compreender as dinâmicas espaciais que ocorrem na sociedade, ontem e hoje. O espaço, na visão da Geografia, não representa apenas uma área física ou a delimitação de um determinado local, significa a produção e o resultado das ações da sociedade ao longo do tempo, que se materializa na organização dos mais diferentes lugares, ou seja seus arranjos espaciais. Diante desse contexto, essa pesquisa busca integrar no processo de ensino de Geografia o estudo sobre o espaço geográfico e a representação cartográfica por meio da construção e uso de mapas mentais. Para isso, objetivo geral visa contribuir na integração e uso de mapas mentais, como recurso didático, nas aulas de Geografia do ensino médio, a partir da articulação entre conteúdos, conceitos geográficos e saberes aprendidos pelos alunos ao longo da formação escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Gradução: (1) .
Integrantes: Denis Richter - Coordenador / Alyne Rodrigues Candido - Integrante / Denis Richter - Integrante.

PESQUISA COLABORATIVA SOBRE DEMANDAS DE PRODUÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA

Descrição: As experiências cotidianas da Universidade com a escola básica, por intermédio do Estágio Supervisionado em Geografia, tem demonstrado a falta de materiais didáticos para trabalhar com as temáticas geográficas sobre a Região Metropolitana de Goiânia e a dificuldade de acesso da produção bibliográfica acadêmica no âmbito escolar, o que representa alguns dos problemas recorrentes na prática do ensino de Geografia. É com base nessas demandas que este projeto adota, como objetivo de investigação, identificar as demandas didáticas sobre a área metropolitana de Goiânia em parceria com professores de Geografia da Educação Básica dos municípios que integram a RMG. Espera-se com esta pesquisa contribuir para o desenvolvimento da Geografia escolar tendo como referências fundamentais o cotidiano e o lugar de vivência dos alunos e de seus professores e a produção acadêmica do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais-IESA sobre essa temática. A metodologia a ser adotada fundamenta-se na abordagem qualitativa de pesquisa. Propõe-se assim a realização das etapas: 1. Constituição de um grupo focal com os professores de Geografia das escolas dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Goiânia (RMG) para levantar as demandas; 2. Constituição de um núcleo com professores e alunos em diferentes níveis de formação da Universidade Federal de Goiás e com professores de Geografia dos municípios da RMG, para efetivar a pesquisa. Teremos nesse núcleo os consultores das Universidades Federal de Goiás e da Universidade de São Paulo; 3. Realização de Oficinas didáticas com temáticas sobre a RMG; 4. Pesquisa bibliográfica e trabalho de campo para elaboração dos materiais didáticos; 5. Elaboração, experimentação e avaliação de fascículos didáticos com temática sobre a RMG; 6. Sistematização e publicação do relatório final da pesquisa e do fascículo didático confeccionado. O período previsto para realização da pesquisa é de 24 meses a partir de agosto de 2010.

URL relacionada: /p/6142-denis-richter