
Miriam Aparecida Bueno
Possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra, pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Geografia e de Formação de Professores, com ênfase em Ensino de Cartografia, dentro da linha de pesquisa Cartografia para Escolares. Atua principalmente nos seguintes temas: geografia, cartografia, ensino, estudos sobre o espaço local, material didático-pedagógico e formação de professores. Recentemente esteve envolvida em pesquisas interdisciplinares como a Arqueologia e a Paleontologia, desenvolvendo estudos com "geoglifos" no estado do Acre. (Texto Informado pelo autor).
Maiores Informações em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4707279T2
Projetos orientados e realizados em 2013:
Projetos que participa ou coordena:
PROLICEN –
O uso escolar do SERE – Sensoriamento Remoto e a formação do professor de Geografia do Ensino Fundamental
PROJETO INSTITUCIONAL –
O estudo do espaço local da Região Metropolitana de Goiânia e sua representação a partir de atlas escolares municipais: uma proposta de formação para professores do Ensino Fundamental I
GECE –
O estado da arte da Cartografia Escolar nos Colóquios e nos Encontros Nacionais de Práticas de Ensino em Geografia
Projetos atuais que coordena atualmente:
2010 - 2013
O ESTUDO DO ESPAÇO LOCAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA E SUA REPRESENTAÇÃO A PARTIR DE ATLAS ESCOLARES MUNICIPAIS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Descrição: Atlas escolares fazem parte do material didático utilizado pelos alunos do Ensino Fundamental, não somente nas aulas de Geografia, mas em outras disciplinas, numa proposta de trabalho interdisciplinar. As noções básicas de Geografia constituem-se num alto potencial formador do raciocínio lógico do indivíduo. Aprender Geografia não significa, simplesmente, memorizar nomes, mas, perceber, entender e apropriar-se do mundo em que está inserido. A Cartografia, instrumento que possibilita a construção de conceitos geográficos, tem indiscutível importância no Ensino Fundamental. Para isso, é preciso que se otimize a aquisição do conhecimento da realidade, bem como a compreensão e utilização das representações espaciais. Dentro do que prevêem os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN s, os atlas escolares apresentam uma proposta mais ampla do que simplesmente os atlas geográficos. Eles propõem um trabalho conjunto, de formação, não somente do aluno, mas também do professor. O atlas escolar traz uma linguagem gráfica e conteúdos adaptados ao nível de ensino a que se destinam, bem como às especificidades da realidade local. A elaboração de atlas escolares municipais constitui-se numa proposta construtivista, uma vez que parte do princípio de que o aluno e o professor vão aprender fazendo . Trata-se de um material interativo, que possibilita e incentiva a pesquisa pessoal e esclarece ao professor e ao aluno a importância de sua participação na construção do saber. O projeto O ESTUDO DO ESPAÇO LOCAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA E SUA REPRESENTAÇÃO A PARTIR DE ATLAS ESCOLARES MUNICIPAIS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I visa à elaboração de atlas escolares para todos os municípios da Região Metropolitana de Goiânia. Além da elaboração dos atlas, o projeto prevê, ainda, o processo de formação do professor, através do uso do referido material em sala de aula, organização de oficinas e outras intervenções. Desta forma, estaremos atendendo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Míriam Aparecida Bueno / - Coordenador.
URL relacionada: /p/6144-miriam-aparecida-bueno |
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