Orientações para Uso e Funcionamento
Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia - LEPEG
O Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia (LEPEG) tem um espaço destinado a suas múltiplas atividades. Para a realização dessas atividades cotidianas, foram definidas e aprovadas pelos professores do Laboratório algumas orientações quanto à utilização de suas instalações, espaço físico e equipamentos, a saber:
Quanto ao espaço físico:
O Lepeg está divido em 5 diferentes espaços:
1- Sala de Coordenação
2- Sala de Reuniões
3- Sala Didática
4- Sala de Leitura
5- Copa
Para cada um desses espaços, foram definidas as seguintes atividades e usuários:
1- Sala de Coordenação
Essa sala está destinada à Coordenação do Laboratório. Esse é o espaço de trabalho de gestão do Coordenador e Vice-Coordenador. Assim, as atividades pertinentes são as de atendimento rotineiro das demandas pelos coordenadores; reuniões com professores da área de ensino; reuniões entre professores do Lepeg; movimentação do acervo de livros e fascículos para venda.
São usuários dessa sala: coordenador; vice-coordenador; professores do Lepeg; professores convidados; e qualquer MEMBRO CADASTRADO no Lepeg, desde que esteja acompanhado por um professor deste laboratório.
2- Sala de Reuniões
Essa sala é destinada a reuniões de pesquisa e de grupo de estudos. As atividades previstas para essa sala são: reuniões dos grupos de estudos; reuniões de grupos de pesquisa; reuniões de professores com seus orientandos de iniciação científica e de pós-graduação; aulas de graduação e pós-graduação com o uso de recursos multimídia (video, computadores, internet, entre outros); atividades extras chamadas “conversas com professores”.
São usuários dessa sala: professores do Lepeg; professores pesquisadores de outras instituições, cadastrados no Lepeg; alunos da graduação e pós-graduação, desde que acompanhados por professores do Lepeg ou por ele responsabilizado.
Observação: todas as atividades a serem realizadas nessa sala devem ser agendadas previamente com a Secretaria do Lepeg (em agenda disponível com os monitores).
3- Sala Didática:
Essa sala está destinada às diferentes atividades dos alunos: atividades de estudo para as diferentes disciplinas dos alunos (graduação e pós-graduação); preparação de atividades programadas para o Lepeg (ensino, pesquisa e extensão); atendimento das diversas demandas das comissões de gestão do Lepeg; socialização entre alunos e entre alunos e professores.
São usuários dessa sala: todos os membros cadastrados do Lepeg e pessoas convidadas e acompanhadas por algum membro do Lepeg.
Observação: nesse espaço há também uma antessala de recepção (atendimento ao público, diretamente ou por telefone), que é local de trabalho dos monitores do laboratório, com horários definidos; e é também onde se faz agendamento da sala de reunião, e o controle de entrada e saída de material de consumo e permanente do laboratório.
4- Sala de Leitura:
Essa sala é destinada à leitura e consulta do acervo disponível na Biblioteca Setorial (BS) do Lepeg. Para o uso do acervo desse espaço é necessário o acompanhamento de um membro da Biblioteca ou de um monitor.
São usuários dessa sala: alunos cadastrados no Lepeg, acadêmicos do curso de Geografia da UFG e demais instituições de ensino superior (IES); alunos do programa de Pós-Graduação do IESA e demais programas de outras IES; professores de Geografia da UFG e demais IES; professores de Geografia da escola básica (rede pública ou particular); e demais interessados no tema Educação Geográfica.
Para ter acesso ao acervo da BS, o usuário deverá atender aos horários de funcionamento desse espaço, que é de segunda a sexta-feira nos seguintes períodos:
- matutino: 09h às 12h;
- vespertino: 14h às 17h; e
- noturno: 17h às 19h.
5- Copa:
Essa sala está destinada a atividades de preparação/confecção de materiais didáticos; preparação de lanches breves individuais ou de grupos e para preparação e realização de lanches de confraternização.
São usuários dessa sala: todos os membros cadastrados no Lepeg.
Quanto ao uso dos equipamentos:
1- Sala de Coordenação
Equipamentos disponíveis: computador da coordenação; impressora; 3 armários da coordenação; 2 armários de uso pessoal
São usuários desses equipamentos: coordenador; vice-coordenador; professores do lepeg; comissão de finanças
2- Sala de Reuniões
Equipamentos disponíveis: 2 armários fechados de uso exclusivo de professores e monitores-técnicos,1 estante, 6 Desktops, 2 Notebooks, 1 Netbook, 3 data show, HD externo, 3 multifuncionais, 1 impressora, 1 televisão 32 polegadas, equipamentos periféricos de Desktops, (além de equipamentos que estão sendo adquiridos).
São usuários desses equipamentos: professores do Lepeg; professores pesquisadores de outras instituições, cadastrados no lepeg; alunos da graduação e pós-graduação desde que acompanhados por professores do Lepeg ou por ele responsabilizado.
3- Sala Didática:
Equipamentos disponíveis: Dois armários da secretaria do LEPEG. Os materiais e arquivos ali constantes somente podem ser retirados pelos membros da secretaria – Regís/Andréia/Izabelle.
São usuários desses equipamentos: - Armários da secretaria: Izabella, Régis, Andréia e Izabelle.
4- Sala de Leitura:
Equipamentos disponíveis: livros, monografias, dissertações, teses, revistas, fascículos, encartes, Atlas e demais publicações relacionadas ao tema Educação Geográfica, Geografia e Educação.
São usuários desses equipamentos: alunos cadastrados no Lepeg, com o acompanhamento de um membro da comissão da Biblioteca Setorial, ou um monitor, no horário de atendimento.
Observação: esse espaço pode ser utilizado por qualquer membro cadastrado no Lepeg, para leitura e estudos individuais, em qualquer horário, caso não se necessite do acervo da BS.
5- Copa:
Equipamentos disponíveis: geladeira, 2 armários de aço, mesa de jantar, entre outros.
São usuários desses equipamentos: Todos os membros cadastrados no Lepeg
Observações quanto à rotina de utilização do Lepeg:
1 – Os monitores – Vinicius e Izabelle ou outros monitores designados pela coordenação – e os professores são os que possuem a chave de entrada no Laboratório, ficando inviabilizada a abertura do laboratório na ausência de um dos responsáveis pela chave.
2 - Os monitores–técnicos (Thiago e Magno), bem como os monitores-assistentes (Vinicius e Izabelle) e os professores do Lepeg são responsáveis pela retirada e devolução de equipamentos de informática. Os armários onde estão esses equipamentos deverão estar sempre fechados e trancados, e suas chaves estarão com os responsáveis pelos equipamentos, que não poderão, em hipótese alguma, repassá-las para outra pessoa. Todas as vezes que forem retirados equipamentos do armário, essa retirada deverá ser anotada na planilha de controle (afixada à porta na parte interna), que constará: o nome do responsável, a descrição do equipamento, a data e horário de retirada e devolução e assinatura. Caso o equipamento seja retirado fora do ambiente do Iesa, favor comunicar à Comissão de Informática, junto aos e-mails: adrianaolivia.ufg@gmail.com; magno_geo@hotmail;
thiagosilva_geografia@hotmail.com
2- Os telefones e a internet são de uso geral de todos os membros cadastrados no lepeg, mas devem ser utilizados com responsabilidade, sem desperdício e sem uso indevido, priorizando sua utilização para finalidades do trabalho.
3- A manutenção dos equipamentos deve ser de responsabilidade de todos, que devem usá-los corretamente, mantê-los nos devidos lugares e desligá-los sempre que terminar o trabalho. Os equipamentos que ficam fechados nos armários, como data-show, televisão e câmara de vídeo/fotografia, podem ser utilizados por todos os membros do lepeg, com a permissão de um dos professores e desde que tenha sido solicitado com antecedência. Ao se retirar um desses equipamentos do laboratório, o monitor ou professor responsável deve registrar (em uma ficha própria) o usuário, o motivo e o tempo de utilização.
4- A limpeza do laboratório é responsabilidade de todos. Portanto, todos devem cuidar para que copos descartáveis, papeis, restos de alimentos e outros lixos sejam recolhidos sempre que forem utilizados. O lixo impregnado de comida, suco, café, refrigerante, deve ser colocado no cesto ao lado da geladeira (possui saco plástico) e os lixos secos, (papel e plástico) colocar nos demais cestos. Os cestos de lixo devem ser esvaziados sempre que necessário, para isso pode ser solicitado os serviços dos responsáveis pela limpeza do IESA. Os monitores do laboratório devem controlar a limpeza geral das dependências do laboratório, agendando com o pessoal de serviços gerais o momento adequado para o trabalho.
5-Ao sair de alguma das salas do LEPEG ou ao fechar o laboratório deve-se observar se estão todos os equipamentos desligados (inclusive ar condicionado), as janelas fechadas e as luzes apagadas.
6-Ddesligar o ar condicionado, levar todos os seus pertences e colocar os móveis e equipamentos do laboratório nos seus devidos lugares (cadeiras, mesinhas, notebooks, data shows, por exemplo). Todos são responsáveis pela organização.
7-Ao ingressar no laboratório, colocar as mochilas, capacetes, guarda chuvas e outros pertences na estante que se localiza na sala da copa. Não deixar seus pertences sobre as mesas ou sobre as cadeiras.
8-A biblioteca é espaço destinado aos estudos individuais ou para consultas do acervo no próprio espaço. Não serão permitidos empréstimos de qualquer tipo de acervo. Se for necessário xerocar, deixar um documento com os monitores, devolver o empréstimo e solicitar o documento de volta.
9-O laboratório contará com murais (dentro do Lepeg e no corredor) para divulgar informações pertinentes às nossas atividades. Não fixar informações fora desses murais.
10-O Lepeg possui diversos pontos para usar tomadas e conectar à rede. Não atravessar os cabos por onde passam as pessoas. Isso pode causar acidentes.
11-Será efetuado um controle de frequência no Laboratório, tanto dos bolsistas/monitores, quanto dos usuários.
12-Cada monitor/bolsista/colaborador possui um horário estipulado e que deverá ser de conhecimento de todos. Caso haja algum problema que impeça alguém de cumprir o horário, este deverá solicitar a outro monitor para substituí-lo e avisar sobre sua impossibilidade no e-mail do LEPEG.