GT1 - Formação de Professores
Textos dos Coordenadores do GT:
A formação do professor de Geografia: algumas reflexões parcelares
Dra. Nídia Nacib Pontuschka (USP)
Drna. Lucineide Mendes Pires (UEG Morrinhos)
Textos dos Participantes:
A carreira docente a partir do olhar de futuros profissionais – impressões e apontamentos sobre a formação do professor de geografia
Alessandra Bernardes Faria Campos
A formação de professores de geografia na modalidade educação à distância
Janete Aparecida Gomes Zuba / Lérica Maria Mendes Veloso / Tatiana Rodrigues de Souza
A formação do professor de geografia e a aprendizagem do saber-ensinar
Francisco das Chagas Rodrigues da Silva
A formação do professor de geografia: uma revisão bibliográfica sobre as concepções teóricas
Miguel Sá de Souza Brito / Tamires Martins Sena / Genylton Odilon Rêgo da Rocha
A imagem docente na linguagem cinematográfica
Simone Santos de Oliveira / Claudio Cledson Novaes / Maria Helena da Rocha Besnosik
A importância do núcleo de ensino no curso de licenciatura em geografia da UNESP/Ourinhos
Márcia Cristina de Oliveira Mello / Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena
A importância do PIBID na formação inicial de professores de geografia da UFSJ
Silvia Elena Ventorini
A pesquisa colaborativa, a produção de material didático e a formação do professor de geografia: notas preliminares sobre a elaboração do fascículo de dinâmicas populacionais da região metropolitana de Goiânia
Flávia Maria de Assis Paula / Vanilton Camilo de Souza / Nicali Bleyer
A prática pedagógica dos professores de geografia do ensino fundamental (II etapa) através de um estudo de caso em escolas da rede municipal de São Luís- MA
Ana Gissele da Silva Santos / Nestor André Kaercher
Atividade de campo como prática na formação docente: a experiência da Escola Família Agrícola de Quixabeira, no semi-árido baiano
Marcos Paulo Souza Novais
Construção e desenvolvimento do conhecimento profissional do professor de geografia
Claudivan Sanches Lopes
Construindo aproximações entre o ensino e a pesquisa a partir das experiências de estágio na licenciatura em geografia
Amélia Cristina Alves Bezerra / Thaiana Netto Fonseca Baptista
Contribuições para pensar e fazer a geografia escolar
Roberto Marques
Daquilo que não falamos na geografia: repensando a formação inicial do professor de geografia da educação básica
David Augusto Santos / Eduardo Donizeti Girotto
Encontros com memórias, lugares e a cidade de Rio Grande nos percursos formativos de estudantes de geografia e pedagogia da FURG, RS
Vânia Alves Martins Chaigar / Solismar Fraga Martins
Estágios obrigatórios na formação de professores de geografia: limites e (algumas) possibilidades
Aloysio Marthins de Araújo Junior
Estágio supervisionado em geografia: a modalidade de extensão como alternativa viável à aprendizagem
Marcone Denys dos Reis Nunes
Estágio supervisionado: uma análise das concepções de estudantes de uma licenciatura em geografia da Bahia
Maria Cleonice B. Braga / Francisco de Assis dos Santos
Formação continuada de professores e temas transversais: uma experiência com o curso gênero e diversidade na escola
Juliana de Jesus Santos / Carmem Lúcia Costa
Formação de professores e o ensino sobre a cidade
Wagner da Silva Dias
Formação de professores e sua prática: um estudo acerca de sua história
Leandro Basta
Formação docente e programa de consolidação das licenciaturas - Prodocência: interdisciplinaridade através de oficina de teatro
Ana Rocha dos Santos
Geografia e formação dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: em busca de uma aproximação
Luiz Antônio de Souza Pereira
Geotecnologias e a formação de profissionais de geografia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus Universitário do Bacanga, São Luís - MA
Ricardo Sousa Almeida / Alex Nunes Silva / Débora Raquel Melo Campos
Histórias da disciplina geografia em Uberaba/MG: estudo biográfico da professora pioneira na formação de professores de geografia na região do Triângulo Mineiro
Mariana Bernardo Menon / Amanda Regina Gonçalves
Integração universidade e escola básica: relato de experiências
Cláudio Santos Pereira/Dulce Pereira dos Santos
Mapeando o estágio supervisionado em geografia: olhares dos professores supervisores e professores parceiros da região sudeste do Brasil
Vilmar José Borges
O Profebpar/UFMA e a 2ª licenciatura em geografia: desafios e perspectivas
Alexandre Vítor de Lima Fonsêca / Portela Figueirêdo Santos
O trabalho de campo na formação do professor de geografia: reflexões sobre sua realização no curso de licenciatura em geografia na Faculdade de Formação de Professores da UERJ
Karina Araújo da Silva / Felipe Mariano Soares / Núbia Beray Armond
Ofício de ser professor ou busca pelo diploma de ensino superior?
Carlos Alberto Malveira Diniz / Marília Pereira da Silva / Patrícia Santos Fonseca
Os desafios da operacionalização da prática de ensino e estágio supervisionado em geografia diante das reformulações curriculares: um estudo nas universidades estaduais paranaenses e paulistas
Wanda Terezinha Pacheco dos Santos / Maurício Compiani
Os obstáculos imateriais encontrados por professores no seu início de carreira profissional
Juliene Soares Fernandes / Carla Holanda Silva
Os saberes de professoras de geografia sobre a localidade e as contribuições de um grupo de estudos para a aprendizagem docente
Célia Regina Batista dos Santos
Os saberes docentes e a formação inicial do professor de geografia: reflexões e percepções
Lucineide Mendes Pires / Izabella Peracini Bento / Flávia Maria de Assis Paula
PIBID: a valorização do ensino e a formação de professores do curso de geografia da UFSJ
Jair Fortunato / Sílvia Elena Ventorini
Práticas de ensino e estágio supervisionado em geografia, na UNIJUÍ
Leonardo Dirceu de Azambuja
Um estudo sobre a relação teoria e prática na formação do professor de geografia
Glauber Barros Alves Costa