GT2 - Método e Ensino/Aprendizagem

A contribuição das expedições de estudos para o ensino de Geografia
Cláudia da Silva Cousin

 

A Geografia física contemporânea no Brasil, a formação de professores e os esforços de integração: debates sobre os sentidos e propósitos do conhecimento
Núbia Beray Armond / Anice Esteves Afonso

Alinhavando o (sub)espaço geográfico escola
Kinsey Santos Pinto

 

“Anahy de las Misiones” Didatização e aplicação em sala de aula
Giancarlo Caporale / Paola Gomes Pereira /  Diego Fagundes Salvagni / Antonio Carlos Castrogiovanni / Vanderlei Machado

As realidades da educação do campo: um estudo de caso da escola estadual Afonso Pena no município de Três Lagoas-MS
Rogério da Silva / Tânia Aparecida de Lima Mariano / Francisco José Avelino Junior

 

Avaliação ou pescaria? - Por uma distinta possibilidade da aprendizagem em Geografia na construção de instalações geográficas
Emerson Ribeiro

 

Compartilhando referências docentes sobre conteúdos da Geografia que se ensina
Manoel Martins de Santana Filho

 

Diálogo aberto sobre a práxis geográfica e o espaço escola em tempos de complexidade

Carlos Geovani Ramos Machado / Antônio Carlos Castroggiovani

 

Ensinar Geografia e redescobrir a realidade: o teatro como prática educativa emancipatória

Jamile Oliveira Rodrigues / Vanilza da Costa Andrade / Ana Rocha dos Santos

 

Escola e ensino de Geografia: o desafio de ensinar-aprender na ``sociedade da informação´´

Maria Edivani Silva Barbosa / Dennys Silva Nogueira

 

Informação e conhecimento no processo de ensinar-aprender: por uma Geografia hermenêutica

Adriana Maria Andreis

 

La construcción de lugares a través de las visualidades en el espacio escolar: relatos de experiencias extra-aula en práticas de la formación docente

Paulina Lozano Mesías

 

Metodologias de aprendizagem: aproximação dos fazeres em Geografia e História

Antonio Carlos Castrogiovanni / Vanderlei Machado

 

Modelo geodidáctico para la enseñanza-aprendizaje del desarrollo rural sustentable

Fabián Araya Palacios

 

O ensino da Geografia e suas metodologias no processo de implantação da coleta seletiva na Escola Militar Tiradentes, São Luis-MA

Telésforo Rodrigues Martins filho / Irecer Portela Figueredo Santos

 

O estudo do lugar a partir da crônica literária de Moacyr Scliar

Laurecy Rodrigues Freire / Carolina Machado Rocha Busch Pereira

 

O geoturismo como recurso didático nas aulas de Geografia - uma reflexão a partir dos Saltos de Furnas, Mirandão e Saltinho Santo Antônio - Indianópolis/MG

Lilian Carla Moreira Bento / Sílvio Carlos Rodrigues

 

Prática de Ensino em Geografia no Contexto do Curso de Qualificação de Professores na Área da Deficiência Visual

Diones Carlos de Souza Almeida / Ana Cristina Felipe Miotto / Luciana Maria de Santos Arruda

 

Subsistema de vereda e prática de campo: um importante aliado para a percepção da paisagem do bioma Cerrado no Ensino de Geografia 

Lázaro Antônio Bastos / Idelvone Mendes Ferreira

 

Tecnologias e Geografia: propostas para o ensino médio

Celso Martins Serrão / Érica Natacha Batista Cabral

 

Uma maneira interessante de ensinar e aprender climatologia

Romário Rosa de Sousa / Hildeu Ferreira da Assunção  

 

Uma proposta metodológica de ensino-aprendizagem para pesquisa em distritos industriais 

Nilvam Jeronimo Ribeiro Bravin / Sandra Lúcia Videira Góes

 

A relação entre o professor, o livro didático e o método dialético no ensino de Geografia

Fábio Ferreira Santos / Ana Rocha dos Santos 

 

Enseñar Geografía a partir de las vivencias cotidianas

Alexander Cely Rodríguez