Projetos

 Projetos desenvolvidos no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica

  

1)  Projetos Denis Richter

 

 2012 - Atual

Mapas mentais no ensino de Geografia: articulações entre conteúdos, conceitos e saberes

 

Descrição: A Geografia é uma ciência que se ocupa por compreender as dinâmicas espaciais que ocorrem na sociedade, ontem e hoje. O espaço, na visão da Geografia, não representa apenas uma área física ou a delimitação de um determinado local, significa a produção e o resultado das ações da sociedade ao longo do tempo, que se materializa na organização dos mais diferentes lugares, ou seja seus arranjos espaciais. Diante desse contexto, essa pesquisa busca integrar no processo de ensino de Geografia o estudo sobre o espaço geográfico e a representação cartográfica por meio da construção e uso de mapas mentais. Para isso, objetivo geral visa contribuir na integração e uso de mapas mentais, como recurso didático, nas aulas de Geografia do ensino médio, a partir da articulação entre conteúdos, conceitos geográficos e saberes aprendidos pelos alunos ao longo da formação escolar.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Gradução: (1) . 
Integrantes: Denis Richter - Coordenador / Alyne Rodrigues Candido - Integrante / Denis Richter - Integrante.

 

 2011 - 2012

 

O ensino das dinâmicas socioeconômicas nas práticas escolares de Geografia no Ensino Médio: análise de conteúdo, da metodologia e dos desafios no trabalho docente.

 

Descrição: O desenvolvimento da sociedade nas últimas décadas tem exigido de qualquer indivíduo uma leitura muito ampla e aprofundada para reconhecer os processos e os fenômenos que interferem na produção e transformação do espaço. Esses processos podem ser relacionados desde a configuração econômica vigente até a interferência desta nas relações sociais presentes em diferentes escalas geográficas. A trama deste processo tem como um dos principais articuladores a globalização, que modifica e altera significativamente os espaços e as práticas cotidianas dos indivíduos em várias partes do mundo. Podemos exemplificar o desenvolvimento desses fenômenos no trabalho didático do professor de Geografia a partir dos temas que buscam aprofundar o entendimento das dinâmicas socioeconômicas, como: cadeia produtiva, população economicamente ativa e inativa (PEA e PEI), setores da economia (primário, secundário e terceário) e relações de trabalho. Por outro lado, reconhecemos que o trabalho de ensino desses conteúdos representa um desafio para qualquer docente, principalmente por se tratarem de temas complexos e que, consequentemente, exigem deste profissional uma leitura teórica aprofundada e, ao mesmo tempo, o reconhecimento e a utilização de metodologias específicas que possibilitam a aprendizagem do aluno sobre esse conteúdo. Diante desses apontamentos essa pesquisa tem o objetivo de analisar e diagnosticar as práticas escolares dos professores de Geografia do EM (1o ao 3o ano), no que se refere ao conteúdo, as metodologias e os desafios (dificuldades/avanços) no ensino das dinâmicas socioeconômicas na escala global-local. Esses três elementos - conteúdo, metodologia e desafios - representam a importante conexão entre o estudo teórico e ação didática que é realizada pelo professor, no exercício cotidiano de sua prática e com o objetivo de oferecer ao aluno um saber mais coadunado aos contextos que interferem na realidade.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Gradução: (2) . 
Integrantes: Lennon da Cunha Lustosa - Integrante / Manoel Victor Peres Araujo - Integrante / Denis Richter - Coordenador.

 

 

PESQUISA COLABORATIVA SOBRE DEMANDAS DE PRODUÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA

 

Descrição: As experiências cotidianas da Universidade com a escola básica, por intermédio do Estágio Supervisionado em Geografia, tem demonstrado a falta de materiais didáticos para trabalhar com as temáticas geográficas sobre a Região Metropolitana de Goiânia e a dificuldade de acesso da produção bibliográfica acadêmica no âmbito escolar, o que representa alguns dos problemas recorrentes na prática do ensino de Geografia. É com base nessas demandas que este projeto adota, como objetivo de investigação, identificar as demandas didáticas sobre a área metropolitana de Goiânia em parceria com professores de Geografia da Educação Básica dos municípios que integram a RMG. Espera-se com esta pesquisa contribuir para o desenvolvimento da Geografia escolar tendo como referências fundamentais o cotidiano e o lugar de vivência dos alunos e de seus professores e a produção acadêmica do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais-IESA sobre essa temática. A metodologia a ser adotada fundamenta-se na abordagem qualitativa de pesquisa. Propõe-se assim a realização das etapas: 1. Constituição de um grupo focal com os professores de Geografia das escolas dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Goiânia (RMG) para levantar as demandas; 2. Constituição de um núcleo com professores e alunos em diferentes níveis de formação da Universidade Federal de Goiás e com professores de Geografia dos municípios da RMG, para efetivar a pesquisa. Teremos nesse núcleo os consultores das Universidades Federal de Goiás e da Universidade de São Paulo; 3. Realização de Oficinas didáticas com temáticas sobre a RMG; 4. Pesquisa bibliográfica e trabalho de campo para elaboração dos materiais didáticos; 5. Elaboração, experimentação e avaliação de fascículos didáticos com temática sobre a RMG; 6. Sistematização e publicação do relatório final da pesquisa e do fascículo didático confeccionado. O período previsto para realização da pesquisa é de 24 meses a partir de agosto de 2010.

 

 

 

2)  Projetos Eliana Marta Barbosa de Morais:

 

A Contribuição de Ab`Saber para o ensino de Geografia: uma análise dos livros didáticos do Ensino Fundamental.

Objetivo geral: Analisar a produção bibliográfica de Ab´Saber presente nos livros didáticos da segunda fase do ensino fundamental aprovados pelo PNLD de 2011.

Objetivos Específicos: Identificar se os temas tratados por Ab´Saber estão presentes nos livros didáticosda segunda fase do Ensino Fundamental; Analisar a abordagem dada no livro didático os temas tratados por Ab´Saber; Apresentar propostas de expansão de temas e abordagens dadas aos conteúdos tratados por Ab´Saber no ensino fundamental. A pesquisa encontra-se em desenvolvimento por parte dos integrantes que compõem o NúcleoGEA. Está sendo realizado o levantamento bibliográfico sobre os temas: livros didáticos e PNLD. Paralelo a essa atividade está sendo discutido, nesse grupo, as obras publicadas por Ab’Saber. Iniciou-se, ainda, a análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD de 2011 tendo como referência uma ficha avaliativa.

 Equipe

 Coordenadora Profa. Dra. Eliana Marta Barbosa de Morais

Integrantes: Bruno Martins Ferreira, Gislaine de O. L. Camargos, Mateus Araujo de Souza e Gabriela Vilela de Sousa.

  

3)  Projetos Míriam Aparecida Bueno

 

2010 - 2013

 

O ESTUDO DO ESPAÇO LOCAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA E SUA REPRESENTAÇÃO A PARTIR DE ATLAS ESCOLARES MUNICIPAIS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Descrição: Atlas escolares fazem parte do material didático utilizado pelos alunos do Ensino Fundamental, não somente nas aulas de Geografia, mas em outras disciplinas, numa proposta de trabalho interdisciplinar. As noções básicas de Geografia constituem-se num alto potencial formador do raciocínio lógico do indivíduo. Aprender Geografia não significa, simplesmente, memorizar nomes, mas, perceber, entender e apropriar-se do mundo em que está inserido. A Cartografia, instrumento que possibilita a construção de conceitos geográficos, tem indiscutível importância no Ensino Fundamental. Para isso, é preciso que se otimize a aquisição do conhecimento da realidade, bem como a compreensão e utilização das representações espaciais. Dentro do que prevêem os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN s, os atlas escolares apresentam uma proposta mais ampla do que simplesmente os atlas geográficos. Eles propõem um trabalho conjunto, de formação, não somente do aluno, mas também do professor. O atlas escolar traz uma linguagem gráfica e conteúdos adaptados ao nível de ensino a que se destinam, bem como às especificidades da realidade local. A elaboração de atlas escolares municipais constitui-se numa proposta construtivista, uma vez que parte do princípio de que o aluno e o professor vão aprender fazendo . Trata-se de um material interativo, que possibilita e incentiva a pesquisa pessoal e esclarece ao professor e ao aluno a importância de sua participação na construção do saber. O projeto O ESTUDO DO ESPAÇO LOCAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA E SUA REPRESENTAÇÃO A PARTIR DE ATLAS ESCOLARES MUNICIPAIS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I visa à elaboração de atlas escolares para todos os municípios da Região Metropolitana de Goiânia. Além da elaboração dos atlas, o projeto prevê, ainda, o processo de formação do professor, através do uso do referido material em sala de aula, organização de oficinas e outras intervenções. Desta forma, estaremos atendendo. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Míriam Aparecida Bueno / - Coordenador.

 

PIBID Geografia:

 

OBJETIVOS

(a) Capacitar professores do Ensino Médio da escola envolvida no projeto, visando formar e aperfeiçoar difusores de conhecimento em ciências geográficas, contribuindo para atualização profissional e aprimoramento contínuo do educador, juntamente com o aluno licenciando, aproximando este último da realidade escolar a qual enfrentará depois de formado;

 

(b) Criar ambientes integrados que permitam aos alunos do curso de licenciatura vivenciar a relação entre a teoria e a solução de problemas reais na escola, seja em sala de aula, seja em assuntos relativos ao andamento de uma escola de nível médio;

 

(c) Promover a integração dos profissionais concursados em efetivo exercício da função, com os alunos da licenciatura, em vias de formação, aliados aos professores formadores do curso de Geografia de Goiânia, da UFG;

 

(d) Disponibilizar as metodologias desenvolvidas nesse projeto às demais escolas de Ensino Médio do Estado.

 

(e) Incentivar a valorização do magistério, motivando os estudantes que optam pela carreira docente, especialmente para o Ensino Médio;

 

(f) Promover a melhoria da qualidade da educação básica;

 

(g) Elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Geografia da UFG;

 

(h) Proporcionar aos futuros professores ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, para que possam delas se utilizar em suas aulas de Geografia, articuladas com a realidade local da escola;

 

(i) Estimular os alunos bolsistas para o uso das novas tecnologias de informação e comunicação nos processos de ensinar e aprender;

 

(j) Incentivar a valorização do espaço escolar público, oportunizando práticas escolares interdisciplinares e articuladas com a realidade local.

 

Membros: Prof Coordenadora : Míriam Aparecida Bueno. Prof Supervisora: Cláudia Módes Graner, Alunos:

 

 

 

4)Projetos Lana de Souza Cavalcanti

 

2012 - Atual

FORMAR PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO CIDADÃ

Descrição: O conceito de cidadania na atualidade é, sem dúvida, muito presente nos contextos dos sistemas sociopolíticos e educativos em diferentes países. Nesses diferentes contextos, postula-se grandes desafios para a efetivação de práticas cidadãs tendo a escola e os projetos educativos como dimensão importante na sua superação. Assim, a formação de professores capazes de promover um ensino para a formação cidadã, tendo a Geografia como conteúdos mediadores, é um dos aspectos centrais dessa proposta. Quando se fala de cidadania, há de se ter em mente qual a noção de cidadania que se postula. Diversos estudos sobre o assunto na atualidade apontam para a forte marca da ideia de cidadania construída sob os auspícios da sociedade moderna, especificamente com o advento da independência dos EUA e da Revolução Francesa. É uma ideia de cidadania vinculada à perspectiva de participação política extremamente difundida por esses dois eventos políticos da era moderna. Dessa forma, cidadania passa a ser compreendida essencialmente como a participação política do indivíduo nos pleitos eleitorais. Se no plano político o voto tem representado uma concretização dessa noção de cidadania, no plano da consciência política, das condições sociais de sobrevivência, do respeito à diversidade cultural, dos processos de aquisição do saber etc., o referido termo expressa a realidade de uma significativa parcela da população, principalmente a dos países mais pobres do mundo (SANTOS, 2007). Em função disso, outras perspectivas de cidadania têm sido reconhecidas nos últimos tempos, tendo em vista as intensas reivindicações de inclusão social, de respeito à diversidade e de direitos mais amplos para melhores condições de vida e de sobrevivência. Trata-se de uma noção de cidadania que exercita o direito a ter direitos, aquela que cria direitos, no cotidiano, na prática da vida coletiva e pública (CAVALCANTI, 2001, p. 20). A escola e as disciplinas escolares e. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Lana de Souza Cavalcanti / Vanilton Camilo de Souza - Integrante / - Coordenador.

 

2010 - 2013

 

Aprender a cidade: uma análise das contribuições recentes da Geografia Urbana brasileira para a formação de jovens escolares

 

Descrição: O projeto de pesquisa tem como foco investigar as possibilidades de contribuição da Geografia urbana acadêmica para a formação de jovens escolares. Com esse intuito, busca analisar de uma parte as recentes contribuições da Geografia urbana acadêmica para compreender a cidade e seus desafios cotidianos e de outra parte tem o intuito de conhecer as percepções e as práticas urbanas dos próprios jovens escolares. As bases teóricas referentes ao ensino de Geografia estão centradas nas proposições do socioconstrutivismo, ressaltando o pressuposto de que o aluno é sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem, e como tal tem de ser considerado em seus saberes, em sua subjetividade e em seu desenvolvimento cognitivo. No que diz respeito à temática geográfica, são considerados os autores que estudam a cidade e o urbano e as cidades educadoras. Empiricamente a investigação está centrada em pesquisa bibliográfica, observações e entrevistas junto a alunos do ensino básico de Goiânia. Com base nas reflexões desencadeadas pelo estudo, pretende-se organizar material didático que subsidie a formação continuada de professores de Geografia para trabalhar com a temática.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Lana de Souza Cavalcanti / - Coordenador.

 

2009 - 2012

 

A formação de professores da educação básica e os conhecimentos geográficos escolares: um diagnóstico de projetos de formação de professores para o ensino fundamental em Goiás, a partir de 2000.

 

Descrição: A temática é a da formação de professores, a atenção está centrada na formação de professores da educação básica seu papel na educação básica dos cidadãos, em especial a formação de professores no que diz respeito aos instrumentos conceituais e às habilidades específicas possibilitadas pelo estudo de determinadas bases científicas, destacando-se no caso a ciência geográfica ou os conhecimentos geográficos escolares.Objetivos: Geral: Analisar os projetos de formação de professores da educação básica de Goiás quanto aos conteúdos geográficos veiculados as temáticas e as fontes bibliográficas e suas relações com as recentes orientações didáticas para o ensino de Geografia no Brasil. Específicos 1- Fazer um levantamento dos cursos de Pedagogia em instituições de ensino superior de Goiás e de suas matrizes curriculares. 2- Identificar as disciplinas presentes nos projetos de cursos de Pedagogia de Goiás que contemplam em sua denominação e em suas ementas conteúdos referentes ao saber geográfico. 3- Analisar os planos de cursos das disciplinas identificadas quanto aos objetivos e conteúdos prescritos. 4- Verificar as fontes bibliográficas mais recorrentes nos planos de curso que fazem referência explícita à Geografia e ao ensino de Geografia. 5- Analisar o ensino de conteúdos geográficos evidenciados pelos documentos analisados à luz das orientações didáticas da Geografia.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Lana de Souza Cavalcanti / Izabella Peracini Bento - Integrante / Regis Rodrigues de Almeida - Integrante / Marcia Virgília Pinto Bomfim - Integrante / Suzete Loureiro - Integrante / - Coordenador.

 

2009 - 2012

 

Tendências da Pesquisa sobre o ensino de cidade na Geografia e suas contribuições para a prática docente
Descrição: O estudo proposto refere-se à análise da pesquisa sobre o ensino de cidade, destacando-se as temáticas do lugar, da cidade e do urbano, divulgada no conjunto de produções acadêmicas no Brasil, e suas contribuições à prática docente, tendo em vista a possibilidade de sua incorporação como saberes docentes orientadores dessa prática.julgou-se necessário conhecer mais profundamente essa contribuição da pesquisa para ver as fontes reveladas, os conceitos, os sistemas de conceitos de referência e os dados produzidos sobre cidade e sobre ensino de cidade, para, num segundo momento, buscar formas de analisá-la com professores de Geografia, tendo em vista suas possilibidades de incorporação na Geografia urbana escolar.

 

Objetivo Geral: Analisar as tendências da pesquisa em ensino de cidade no Brasil e experimentar as possilibidades de incorporação de seus resultados na Geografia urbana escolar. Objetivos específicos: - Realizar pesquisa bibliográfica da produção científica sobre ensino de cidade no Brasil - Analisar as tendências teóricas e os resultados da produção científica sobre ensino de cidade no Brasil do ponto de vista da orientação para o trabalho docente - Analisar a produção científica face aos saberes escolares sobre o tema, veiculados nos principais materiais didáticos utilizados pelos professores. - Experimentar junto com os professores, por meio de oficinas de formação continuada, possibilidades de instituição da Geografia urbana escolar incorporando elementos da produção científica detectados e analisados na etapa anterior, e de construção colaborativa de materiais didáticos na temática investigada.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Lana de Souza Cavalcanti / Kamila Santos de Paula Rabelo - Integrante / Reuvia de Oliveira Ribeiro - Integrante / Izabella Peracini Bento - Integrante / Geruza Silva de Oliveira - Integrante / Regis Rodrigues de Almeida - Integrante / - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  

5)Projetos Vanilton Camilo de Souza

 

2012 - Atual

POTENCIALIDADES DO USO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS COM O USO DE FASCÍCULOS DIDÁTICOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIANIA/GO

 

Descrição: É recorrente tanto no ensino superior quanto nas unidades escolares o debate sobre o distanciamento entre essas duas esferas do conhecimento. No centro dessa discussão situam-se os questionamentos sobre o alcance das pesquisas desenvolvidas na educação superior soma-se a isso o fato de que algumas delas, já ultrapassadas na academia, ainda se constituem no eixo para o encaminhamento da construção do conhecimento na educação básica. No intuito de aproximar essas duas instituições, e assim favorecer a construção do conhecimento em bases teórico-metodológicas sólidas, desde 2004 temos participado de pesquisas no IESA/UFG que visam essa aproximação a partir da constituição e consolidação da Rede de Ensino em Educação e Cidade - REPEC. Num primeiro momento, essas pesquisas focaram a produção de material didático para a educação básica tendo como referência a realidade local da Região Metropolitana de Goiânia, sob a justificativa de que a produção acadêmica realizada na universidade não tem chegado à escola, por um lado em virtude da pequena ou inexistente divulgação da produção e, por outro, da linguagem utilizada ou dos objetivos pretendidos com o desenvolvimento dessas pesquisas. Mediante parceria entre docentes da UFG e da Rede Municipal de Educação de Goiânia, entre os anos de 2004 e 2010, foram elaborados quatro fascículos didáticos destinados a auxiliar o trabalho do professor de Geografia no Ensino Fundamental: Cartografia da Região Metropolitana de Goiânia; Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Goiânia; Espaço Urbano da Região Metropolitana de Goiânia e Violência Urbana na Região Metropolitana de Goiânia. Estão em fase de elaboração mais dois fascículos didáticos: Dinâmicas populacionais na Região Metropolitana de Goiânia e Clima na Região Metropolitana de Goiânia. Os temas tratados nesses materiais não são abordados com freqüência no ensino e, quando o são, a referência não é a cidade onde alunos e professores residem, muitas vezes os temas são g. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

 

2012 - Atual

 

FORMAR PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO CIDADÃ

 


Descrição: O conceito de cidadania na atualidade é, sem dúvida, muito presente nos contextos dos sistemas sociopolíticos e educativos em diferentes países. Nesses diferentes contextos, postula-se grandes desafios para a efetivação de práticas cidadãs tendo a escola e os projetos educativos como dimensão importante na sua superação. Assim, a formação de professores capazes de promover um ensino para a formação cidadã, tendo a Geografia como conteúdos mediadores, é um dos aspectos centrais dessa proposta. Quando se fala de cidadania, há de se ter em mente qual a noção de cidadania que se postula. Diversos estudos sobre o assunto na atualidade apontam para a forte marca da ideia de cidadania construída sob os auspícios da sociedade moderna, especificamente com o advento da independência dos EUA e da Revolução Francesa. É uma ideia de cidadania vinculada à perspectiva de participação política extremamente difundida por esses dois eventos políticos da era moderna. Dessa forma, cidadania passa a ser compreendida essencialmente como a participação política do indivíduo nos pleitos eleitorais. Se no plano político o voto tem representado uma concretização dessa noção de cidadania, no plano da consciência política, das condições sociais de sobrevivência, do respeito à diversidade cultural, dos processos de aquisição do saber etc., o referido termo expressa a realidade de uma significativa parcela da população, principalmente a dos países mais pobres do mundo (SANTOS, 2007). Em função disso, outras perspectivas de cidadania têm sido reconhecidas nos últimos tempos, tendo em vista as intensas reivindicações de inclusão social, de respeito à diversidade e de direitos mais amplos para melhores condições de vida e de sobrevivência. Trata-se de uma noção de cidadania que exercita o direito a ter direitos, aquela que cria direitos, no cotidiano, na prática da vida coletiva e pública (CAVALCANTI, 2001, p. 20). A escola e as disciplinas escolares e. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Vanilton Camilo de Souza / Lana de Souza Cavalcanti - Coordenador.

 

6) Projetos Adriana Olivia Alves

 

2011 - 2013

Elementos e fenômenos do clima urbano na Região Metropolitana de Goiânia GO e sua articulação com o Ensino de Climatologia

Descrição: Esta pesquisa encontra-se relacionada aos trabalhos desenvolvidos junto à Rede de Pesquisa e Ensino de Cidade REPEC, sediado no Laboratório de Pesquisa e Ensino Geográfico da UFG/IESA, que propõem o envolvimento de alunos de graduação, pós-graduação, professores da Rede de Ensino Básico e Superior, para elaboração de materiais didáticos no âmbito escalar da Região Metropolitana de Goiânia-RMG para facilitar a melhoria do ensino-aprendizagem da Educação Escolar da/na cidade. Os objetivos específicos desta investigação são: a) Compreender os principais elementos e fatores que compõem o clima, tais como chuva, vento, temperatura, radiação solar, altitude; b) Caracterizar alguns fenômenos que afligem o clima urbano na RMG, tais como inversão térmica, ilhas de calor, impactos da chuva, conforto térmico X arborização e suspensão de poluentes atmosféricos; c) Formar um banco de dados e gerar cartogramas, gráficos e tabelas sobre algumas cidades que compõem a RMG; d) Elaborar material didático sobre elementos e fenômenos do clima urbano na Região Metropolitana de Goiânia GO e sua articulação com o Ensino de Climatologia; e) Ampliar a parceria com os professores da Educação Básica na produção de materiais didáticos para o ensino de Geografia; f) Divulgar os resultados da pesquisa em eventos científicos, bem como em atividades de formação contínua com professores da educação básica. Os resultados esperados são respectivamente: a) Formação de banco de dados e um conjunto de mapas e gráficos da Região Metropolitana de Goiânia; b) Relatório sobre o clima urbano e sua articulação com o Ensino de Climatologia obtidos por meio de teses, dissertações, artigos, sites eletrônicos; Produção de materiais didáticos, tais como a elaboração textual do fascículo e o CD Interativo; c) Divulgação dos resultados da pesquisa realizada junto à comunidade científica e atividades junto aos professores da educação básica; d) Proporcionar a formação de alunos da educação básica e formação contin. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . 

Integrantes: Adriana Olivia Sposito Alves Oliveira / Lorena Galvão Morais - Integrante / Juliana Ramalhos Barros - Integrante / Nicali Bleyer - Integrante / Malu Itala Araújo Souza - Integrante / Heitor Silva Sabota - Integrante / Marcel Bordin Galvão Dias - Integrante / Rute Athayde Almeida - Integrante / Deize Elaine Nervis - Integrante / Maryela J. Barbosa - Integrante / Sylvia Elaine Marques de Farias - Integrante / Emmanuele Rodrigues Antonio - Integrante / Diego Tarley. - Integrante / - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.

 

2010 - 2014

As Metodologias Mediadoras no Processo de Aprendizagem em Geografia

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Adriana Olivia Sposito Alves Oliveira / - Coordenador.