Livros

 

 

Capa Livro_Lana_Mateus

Os textos que compõem esse livro foram reunidos por apresentarem formulações teóricas e investigações que gravitam em torno de princípios teórico-metodológicos e conceitos comuns para o ensino de Geografia pensados a partir da Teoria Histórico-Cultural e do pensamento de Vigotski e seus colaboradores. São explorados, nos diversos textos do livro, concepções sobre a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, os processos de internalização, a mediação cognitiva e didática, a zona de desenvolvimento proximal, a formação de conceitos e o sistema conceitual, a palavra, o sistema de sentidos e significados, a atividade, a vivência. Acreditamos que seja uma grande contribuição para continuar os estudos com aprofundamento teóricos e metodológicos na área do ensino de Geografia, um campo já legítimo de pesquisa acadêmica e de ações cidadãs comprometidas com a construção de novas realidades naturais e sociais.

Capa Ebook_Lana_Mateus

The texts that make up this book were gathered because they present theoretical formulations and investigations that gravitate around theoretical-methodological principles and common concepts for the teaching of Geography thought from the Historical-Cultural Theory and the thinking of Vygotsky and his collaborators. In the different texts of the book, conceptions about student learning and development, the processes of internalization, cognitive and didactic mediation, the zone of proximal development, the formation of concepts and the conceptual system, the word, the of senses and meanings, the activity, the experience. We believe that it will be a great contribution to continue the studies with theoretical and methodological depth in the area of ​​teaching Geography, an already legitimate field of academic research and citizen actions committed to the construction of new natural and social realities.

 

 

 

 

R$ 50,00

CONSULTAR DISPONIBILIDADE

 

DOWNLOAD

 

 

 

 

 

Atlas DF

Atlas Goiânia

Atlas Pirenopolis

A geo no cenario das pol publicas

Material didático complementar ao trabalho do professor em sala de aula, de acordo com as demandas curriculares nacionais, com ênfase no estudo do lugar de vivência, destina-se aos alunos da Educação Básica Mediador na construção do pensamento geográfico, organizado a partir de uma proposta de trabalho coletiva, com a participação de pesquisadores universitários e professores da rede básica de ensino.

Material didático complementar ao trabalho do professor em sala de aula, de acordo com as demandas curriculares nacionais, com ênfase no estudo do lugar de vivência, destina-se aos alunos da Educação Básica Mediador na construção do pensamento geográfico, organizado a partir de uma proposta de trabalho coletiva, com a participação de pesquisadores universitários e professores da rede básica de ensino.

Material didático complementar ao trabalho do professor em sala de aula, de acordo com as demandas curriculares nacionais, com ênfase no estudo do lugar de vivência, destina-se aos alunos da Educação Básica Mediador na construção do pensamento geográfico, organizado a partir de uma proposta de trabalho coletiva, com a participação de pesquisadores universitários e professores da rede básica de ensino.

Os textos reunidos neste livro refletem as concepções, práticas e experiência de ensino dentro do debate corrente sobre o campo investigativo de Formação de Professores em Geografia.

VER SUMÁRIO

R$ 128,00

COMPRAR

VER SUMÁRIO

R$ 108,00

COMPRAR

R$ 106,00

COMPRAR

VER SUMÁRIO

R$ 40,00

CONSULTAR DISPONIBILIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

Ensinar sobre a cidade

Cartografia Escolar Col Docencia

Paisagem

Escala

Este livro traz uma coletânea de textos com intuito de compartilhar e fazer chegar à escola os avanços da produção do conhecimento sobre o ensino de Geografia.

Neste volume da coleção Docência em Geografia com o tema da Cartografia Escolar, são apresentadas propostas didáticas sobre este campo de conhecimento para serem desenvolvidas na Educação Básica e possibilitarem  a contribuição no processo de ensino aprendizagem na Geografia.

Este volume da Coleção Docência em Geografia, apresenta caminhos didáticos para o contexto Paisagem e Ensino de Geografia, a serem desenvolvidos por docentes da Educação Básica, possibilitando assim contribuir com o processo ensino-aprendizagem. Os textos aqui reunidos buscam, para além das contribuições didáticas e metodológicas, uma aproximação entre professores e pesquisadores de dois países: Brasil e Espanha.( Texto retirado do site da editora)

A escala geográfica e a escala cartográfica são consideradas conceitos importantes para a análise geográfica,elas também são fundamentais para o ensino de Geografia,uma vez que são instrumentos que compõem o pensamento geográfico,uma das maneiras de se fazer leituras de mundo. Neste sentido, este volume foi organizado com nove textos, que trazem contribuições metodológicas para o encaminhamento didático nas aulas de Geografia com a temática Escala.

VER SUMÁRIO

R$ 30,00

CONSULTAR DISPONIBILIDADE

VER SUMÁRIO

R$ 30,00

CONSULTAR DISPONIBILIDADE

VER SUMÁRIO

R$ 35,00

CONSULTAR DISPONIBILIDADE

VER SUMÁRIO

R$ 35,00

CONSULTAR DISPONIBILIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

Cartografia Escolar Wellington

Cartografia Inclusiva - Pedro

Currículo Nepeg

Desafios da didática

Nessa obra, você encontrará fundamentos teóricos,metodológicos e propostas de práticas de ensino que poderão contribuir tanto para a compreensão de estudos que estão sendo realizados desde o início do desenvolvimento dessa área de pesquisa no Brasil,bem como estudos que são pioneiros com vistas a se apropriar a execução de suas próprias pesquisas e práticas pedagógicas.

Esse livro é resultado da tese do autor, e traz uma discussão inédita no que diz respeito à construção do raciocínio geográfico com alunos surdos. O autor enfatiza que, no caso dos surdos, os mapas inclusivos possibilitam não só a compreensão do território tangível, mas também do reconhecimento e consolidação da identidade surda, sendo uma forma de resistência e poder desse povo minoritário.

Este Livro é fruto do VII Fórum Nepeg e apresenta para os leitores resultados de um trabalho consistente,coletivo e comprometido com a realidade escolar,trazendo textos de professores convidados a participarem do debate e das reflexões específicas do Currículo de Geografia e das Políticas Públicas, ocorridas durante o evento.

Esta publicação pretende subsidiar uma melhor compreensão dos desafios da Didática da Geografia presente nos diferentes níveis de ensino e das possibilidades de superação dos problemas que permeiam o cotidiano da sala de aula. A obra está dividida em três partes, Geografia escolar,currículo,políticas e práticas educacionais; Teorias e desafios da formação de professores de Geografia; Proposição didático-pedagógica para a Geografia escolar.

VER SUMÁRIO

R$ 45,00

CONSULTAR DISPONIBILIDADE

VER SUMÁRIO

R$ 55,00

COMPRAR

VER SUMÁRIO

R$ 35,00

CONSULTAR DISPONIBILIDADE

VER SUMÁRIO

R$ 30,00

CONSULTAR DISPONIBILIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 Nós Propomos

Formação de Prof. NEPEG 2020

Formação de Prof. NEPEG Laranja

Formação de Prof. Wellington

Este livro registra os relatos de cinco professores de Geografia do ensino básico da Secretaria do Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF) no desenvolvimento do Projeto Nós Propomos

O livro Formação de Professores e Ensino de Geografia: contextos e perspectivas,foi organizado a partir das discussões e a preparação da nona edição do Fórum NEPEG/2018. As temáticas que compõem o livro contribuem significativamente com os debates em torno do ensino de Geografia e os desafios enfrentados tanto na formação quanto na prática docente.

Os artigos do livro “Formação de Professores: pesquisa e prática pedagógica em Geografia" oferecem elementos teórico-metodológicos que subsidiam a discussão e a pesquisa sobre a formação inicial e continuada do professor que ensina Geografia, bem como sobre a prática pedagógica desse professor.

Esta coletânea reúne treze capítulos que resultam de pesquisas e análises de autores e autoras que se debruçaram sobre a realidade da sala de aula, seja na educação básica ou superior. Esta realidade se repete em vários lugares, por isso, acreditamos que ela pode auxiliar os educadores a refletirem sobre sua formação e metodologias empregadas no processo de ensino da Geografia Escolar.

VER SUMÁRIO

R$ 30,00

CONSULTAR DISPONIBILIDADE

VER SUMÁRIO

R$ 50,00

CONSULTAR DISPONIBILIDADE

VER SUMÁRIO

R$ 20,00

CONSULTAR DISPONIBILIDADE

VER SUMÁRIO

R$ 45,00

CONSULTAR DISPONIBILIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação de Prof. Pesquisa Coletiva

Memórias Antonio Carlos Pinheiro

Mapas de Crianças Carla Sena

Não é preciso ver para compreender

Esse livro é resultado de uma pesquisa coletiva, desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica-NEPEG, intitulada `projeto de formação de professores de Geografia no Brasil: 10 anos após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais." Nessa obra analisa-se a formação de professores de Geografia avaliando as possíveis alterações ocorridas na formação inicial, entre os anos de 2002 a 2012, em 9 diferentes IES no Brasil. Os artigos que compõem esse livro são assinados por professores pesquisadores que mobilizam uma análise articulada entre os dados da pesquisa, a legislação brasileira e os referenciais teórico-metodológicos, assentados nas categorias geográficas.

Este livro resulta do memorial do autor para obtenção da progressão funcional para Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba, apresentado em quatro de setembro de 2020.

Esse livro reúne uma seleção de mapas desenhados por crianças e jovens do Brasil que participaram do concurso Lívia de Oliveira e do Barbara Petchenik Children’s World Map Competition,  entre 1995 e 2019, além de trazer uma entrevista exclusiva com a professora Lívia de Oliveira  realizada em 2019.

O livro trata de um tema bastante importante e cada vez mais presente em nossa sociedade: o desenvolvimento intelectual, social e emocional dos indivíduos, de todos eles, independentemente de sua particularidade, de sua diversidade, de suas dificuldades e/ou deficiências. Trata-se de um estudo voltado para o desenvolvimento e aprendizagem de conceitos geográficos, por meio da Cartografia Tátil para indivíduos cegos.

VER SUMÁRIO

R$ 55,00

CONSULTAR DISPONIBILIDADE

VER SUMÁRIO

R$ 55,00

COMPRAR

R$ 75,00

COMPRAR

VER SUMÁRIO

R$ 55,00

COMPRAR

 

 

 

 

 

 

 

 

O lobo sumiu do mapa

Pensar pela Geografia

Trabalho de Campo

CAPA-DO-LIVRO-FORMAÇÃO-DE-PROFESSORES-CONCPEÇÕES-E-PRÁTICAS-EM-GEOGRAFIA-2006-701x1024

A obra contribui para a formação de crianças mais críticas em relação ao contexto do Cerrado e seus problemas ambientais. Destinado a professores do Ensino Fundamental e para todos que se interessam pelo tema.

Animada pelo desejo de formular, de modo mais claro e explícito, o que pode ser entendido hoje como a peculiaridade da Geografia - o desenvolvimento do pensamento geográfico - a autora investe na empreitada de alinhavar diferentes modos e elementos de compreensão da premissa: "a Geografia serve para pensar, ela ajuda a pensar; no ensino se ensina a pensar pela Geografia.

O conjunto de artigos apresentados no livro se dedica a discutir o Trabalho de Campo no Ensino de Geografia, com destaque para reflexões teórico-metodológicas e o desenvolvimento de diferentes metodologias associadas ao trabalho de campo.

Este livro traz algumas das reflexões e dos resultados de discussões do II Fórum de Formação de professores de Geografia “Teorias e práticas na formação docente”, realizado em Caldas Novas – GO, no período de 18 a 20 de agosto de 2005. O objetivo do evento foi debater a formação do professor de Geografia nas Instituições de Ensino Superior do Estado de Goiás. Teve como resultados: identificar teorias educacionais e geográficas que orientam a formação do professor de Geografia; perceber concepções e práticas de ensino presentes nos Projetos Políticos Pedagógicos nos atuais cursos de formação de professores de Goiás; promover discussões sobre a trajetória da Geografia Escolar. Diante disso, este livro tem a expectativa de contribuir para o debate e de conseguir subsidiar avanços nas práticas de formação de professores de Geografia consoantes com as exigências deste tempo.

R$ 35,00

COMPRAR

VER SUMÁRIO

R$ 60,00

COMPRAR

VER SUMÁRIO

R$ 60,00

CONSULTAR DISPONIBILIDADE

DOWNLOAD

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPA-DO-LIVRO-FORMAÇÃO-DE-PROFESSORES-RELEXÕES-ATUAIS-DO-ATUAL-CENÁRIO-SOBRE-O-ENSINO-DE-GEOGRAFIA-2008-711x1024

CAPA-DO-LIVRO-FORMAÇÃO-DE-PROFESSORES-CONTEÚDOS-E-METODOLOGIAS-NO-ENSINO-DE-GEOGRAFIA-2010

 

 

Este livro traz algumas das reflexões resultantes das discussões realizadas no decorrer do III Fórum de Formação de professores de Geografia “Experiências refletidas do atual cenário de formação”, realizado em Caldas Novas – GO, no período de 20 a 22 de agosto de 2006. O objetivo do evento foi debater as práticas realizadas nos cursos de formação de professores de Geografia. Além de trazer textos que são fruto das discussões realizadas nesse evento, o livro traz outros textos que fazem parte de pesquisas realizadas por membros do NEPEG, os quais tem o objetivo de construir o perfil do professor de Geografia da Rede Pública Estadual de Goiás.

Objetivando o aprofundamento das discussões sobre a formação de professores de Geografia, este livro traz alguns textos que são fruto dos debates realizadas no decorrer do IV Fórum de Formação de professores de Geografia “A produção e a discussão em torno do ensino e formação de professores de Geografia”, realizado em Caldas Novas – GO, no período de 24 a 26 de agosto de 2008. Nesse evento foram enfatizadas questões relacionadas aos conteúdos, às didáticas e às metodologias de ensino de Geografia, no âmbito de todas as disciplinas do curso. Como resultado das discussões realizadas durante esse evento, bem como das pesquisas que têm sido desenvolvidas no interior do NEPEG, tem-se a publicação deste terceiro livro. Os textos que compõem o livro visam discutir os conteúdos e metodologias no ensino de Geografia a partir dos aspectos teórico-práticos na formação do professor, retratando os desafios de uma educação geográfica a partir de reflexões que extrapolam o ensino tradicionalmente ensinado. Também abordam interfaces e experiências de ensino-aprendizagem, apresentando reflexões sobre o ensino de Geografia tendo como eixos de discussão a cartografia, o solo e as linguagens alternativas.

 

 

DOWNLOAD

DOWNLOAD